quarta-feira, 9 de abril de 2014

1999 - A Intel lança no mercado o processador Pentium III.

Pentium III

O Pentium III é um microprocessador de sexta geração fabricado pela Intel, tendo a mesma arquitetura do Pentium Pro e concorria com o Athlon da AMD. As primeiras versões eram muito parecidas com o Pentium II mas com instruções SSE. Igualmente com o que aconteceu com Pentium II, existia uma versão Celeron "low-end" e um Xeon com a mesma arquitetura. Foi substituído pelo Pentium 4 que teve a missão de aumentar a freqüência do processador mas depois serviu de base para a arquitetura Core.

 

1998 - A Microsoft lança no mercado o Windows 98.

O Microsoft Windows 98 (nome de código Memphis) é um sistema operacional produzido pela Microsoft que foi lançado em 25 de Junho de 1998, sendo o sucessor do Windows 95. A maior novidade desta versão era a completa integração do sistema operacional com a internet utilizando o Internet Explorer 4. Introduziu o sistema de arquivos FAT-32 e começou a introduzir o teletrabalho (só foi possível devido à integração do Web). Melhorou bastante a interface gráfica e incluiu o suporte a muitos monitores e ao USB. Mas, por ser maior do que o Windows 95 e possuir mais funções, era também mais lento e mais instável

Windows 98 SE (Segunda Edição)

Uma atualização ao sistema operacional, o Windows 98 Segunda Edição (SE), foi lançado em 5 de Maio de 1999. Ele incluiu correções a muitos pequenos problemas, melhora no suporte a USB, e a troca do Internet Explorer 4.0 pelo Internet Explorer 5.0, que era significantemente mais rápido. Também foi incluído o Compartilhamento de Conexão a Internet, que permitiu que múltiplos computadores em uma Rede Local compartilhem uma única conexão a Internet através de NAT. Outras novidades incluem o programa Microsoft NetMeeting 3.0 e suporte integrado a drives de DVD-ROM[carece de fontes]Ele também adicionou suporte à processadores mais novos. Além disso, nada foi feito de diferente. Essa atualização foi considerada como uma das melhores versões da família Windows. A atualização foi gratuita para aqueles que já possuíam a primeira edição do Windows 98.

 

1997 - Justin Fraenkel desenvolve o Winamp, programa utilizado para ouvir músicas no formato MP3.

Winamp 0.x

As primeiras versões do Winamp de testes eram somente distribuídas entre amigos, mas hoje na Internet é possível encontrar estas versões "secretas". A versão 0.2a tinha o nome WinAMP 32 (Esta versão veio em Abril de 1997) para avisar usuários do Microsoft Windows Versões 3.xx de que este programa se tratava de um somente compatível com as versões Windows 95 e Windows NT. Sem interface gráfica, seu único trabalho era decodificar o som MPEG e jogá-lo para o mixador de som do sistema. As próximas versões da série 0.x já vinham com seu próprio mixador de som, equalizador, interface, etc.

Winamp 1.x e Winamp 2.x

A primeira versão própria para uso comum batizada de Winamp (Esta primeira versão veio em Maio de 1997) foi criada para executar de forma rápida arquivos de áudio MPEG1 em suas 3 primeiras camadas, chamadas de MP1, MP2 e MP3, somente a última ficou popular por conter algoritmos com alto grau de compressão de áudio, o winamp foi o primeiro tocador de MP3 do mundo. Com o sucesso da 1ª versão, foi lançada a versão 2, chamada basicamente de Winamp 2, que tornou o programa popular (na mesma época que viu o sucesso do programa Napster), as seguidas revisões da segunda versão trouxeram evoluções como suporte a plugins e skins.

Winamp 3

A próxima grande revisão do Winamp veio com a versão Winamp3 (apresentada com o número de versão condensado ao nome como uma maneira de incluir o termo "mp3" no nome do programa, Winamp3), lançada em 9 de agosto de 2002, se tratava de uma reconstrução completa da segunda versão e baseou-se em uma arquitetura que recebeu o nome Wasabi e oferecia maior funcionalidade e flexibilidade.
Essa maior possibilidade de recursos custou parte da leveza e simplicidade que atraiu muitos usuários ao programa, além de perder alguns recursos no processo de transição e uma incompatibilidade com parte dos vários skins e plugins existentes, incluindo a criação de SHOUTcasts. Assim, muitos usuários do Winamp continuaram (ou voltaram) ao Winamp 2.
Em pouco tempo a Nullsoft voltou seus esforços para o Winamp 2, considerada por muitos como mais estável, lançando as atualizações finais nas versões 2.91 e 2.95.
Muitas pessoas indignaram-se com a empresa por não ter dado seqüência ao desenvolvimento do Winamp3, mas, alguns programadores e ex-funcionários da empresa resolveram recriá-lo, sob o nome de Wasabi.player1 , fazendo-o um tocador de mídia igual, mas com correção de bugs, novas funções e software livre.

Winamp 5.x

Com o passar do tempo foi criada a versão 5.0 do Winamp, e logo a seguir a 5.1 que 2005 era a versão mais moderna deste. Nesta versão 5.1, além de suporte a novas formas de skins, foi implementado a função de áudio multicanal (5.1 canais). Em março de 2006, foi lançado a versão 5.2.
Winamp pulou da versão 3 direto para a versão 5. A Nullsoft explicou que o Winamp 5 tem os recursos do Winamp 3, com a simplicidade do Winamp 2, então indicou a seguinte operação artimética 3 + 2 = 5 como justificativa para o número da versão.

Características

As características a seguir são aplicaveis ao Winamp 5.0+:

Versão PRO

Quando foi lançada a versão 5.0 do Winamp, iniciou-se o conceito de versão PRO, que consiste em ser uma versão que tem mais funções do que a versão pública, ou seja, esta versão é geralmente paga e destinada a usuários que compram softwares, ao invés de baixá-los.

 

1995 - Criada a linguagem Java pela Sun Microsystems.

Java é uma linguagem de programação orientada a objeto desenvolvida na década de 90 por uma equipe de programadores chefiada por James Gosling, na empresa Sun Microsystems. Diferentemente das linguagens convencionais, que são compiladas para código nativo, a linguagem Java é compilada para um bytecode que é executado por uma máquina virtual. A linguagem de programação Java é a linguagem convencional da Plataforma Java, mas não sua única linguagem.

História


Em 1991, na Sun Microsystems, foi iniciado o Green Project, o berço do Java, uma linguagem de programação orientada a objetos. Os mentores do projeto eram Patrick Naughton, Mike Sheridan, e James Gosling. Eles acreditavam que, em algum tempo, haveria uma convergência dos computadores com os equipamentos e eletrodomésticos comumente usados pelas pessoas no seu dia-a-dia.
Para provar a viabilidade desta ideia, 13 pessoas trabalharam arduamente durante 18 meses. No verão de 1992 eles emergiram de um escritório de Sand Hill Road, no Menlo Park, com uma demonstração funcional da ideia inicial. O protótipo se chamava *7 (lê-se “StarSeven”), um controle remoto com uma interface gráfica touchscreen. Para o *7, foi criado um mascote, hoje amplamente conhecido no mundo Java, o Duke. O trabalho do Duke no *7 era ser um guia virtual ajudando e ensinando o usuário a utilizar o equipamento. O *7 tinha a habilidade de controlar diversos dispositivos e aplicações. James Gosling especificou uma nova linguagem de programação para o *7. Gosling decidiu batizá-la de “Oak”, que quer dizer carvalho, uma árvore que ele podia observar quando olhava através da sua janela.

1995 - Chega ao mercando o Windows 95, trazendo incorporado o navegador Internet Explorer.

O Microsoft Windows 95 (codinome Chicago) é um sistema operacional de 16/32 bits criado pela Microsoft. Lançado em 24 de agosto de 1995, o Windows 95 revolucionou o mercado de sistemas operacionais e passou a vir instalado por padrão com o MS-DOS 7.0 (e não mais separado, como era antes), sendo o principal lançamento da empresa na década de 1990. Entre outras coisas, efetivava o sistema de arquivos FAT-16 (ou VFAT). Os ficheiros (arquivos) puderam a partir de então ter 256 caracteres e não apenas 8 como sucedia nas versões anteriores. O salto do Windows 3.1 para o Windows 95 foi enorme e fez com que a Microsoft pulasse para ser a mais popular distribuidora de sistemas operacionais.
Um dos grandes problemas do Windows 95 era a instabilidade ao rodar aplicativos escritos para o Windows 3.x, pois o Windows 95 passava a executar a multitarefa cooperativa (exatamente como o Windows 3.x) entregando ao aplicativo o gerenciamento do processador e da memória, podendo resultar em travamentos e reinicializações do computador, caso o aplicativo executasse alguma tarefa indevida. Portanto, para evitar travamentos no Windows 95 (para quem ainda o usa), é bom evitar usar aplicativos escritos para o Windows 3.x.
Existe uma outra versão do Windows 95, lançada em 1996, chamada de Windows 95 OEM Service Release 2 (OSR 2), com suporte nativo ao sistema de arquivos FAT32. Já o Windows 95, a partir da revisão OSR 2.1, incluía o suporte nativo ao Barramento Serial Universal (USB) e ao Ultra DMA (veja tabela abaixo). Teve o suporte encerrado em 2002.

1994 - É criado o navegador de internet Netscape Navigator.

Netscape Navigator foi um navegador web proprietário muito popular na década de 1990. Foi o principal produto da Netscape Communications Corporation e o navegador dominava em termos de quota de utilização, embora o seu uso até 2002 tinha praticamente desaparecido. Isto foi principalmente devido ao aumento dos usuários do software Internet Explorer da Microsoft, e em parte porque a Netscape Corporation (posteriormente comprada pela AOL) não manteve a inovação técnica Netscape Navigator, após a década de 1990.1
O fim dos negócios da Netscape foi um dos motivos pelos quais a Microsoft foi condenada no famoso caso antitruste envolvendo a empresa e o Departamento de Justiça do governo do Estados Unidos (United States v. Microsoft). A Justiça americana considerou a prática de agregação do Internet Explorer ao sistema operacional Windows uma prática monopolista e ilegal. No entanto, a decisão veio muito tarde para a Netscape.

1993 - Surge o primeiro browser, o NCSA Mosaic.

Mosaic é conhecido por muitos como o primeiro Navegador WWW e cliente Gopher e foi o primeiro navegador a rodar no Windows (além do UNIX), que abriu a web para o público em geral. 1 Foi desenvolvido no National Center for Supercomputing Applications (NCSA) a partir de 1992, lançado em 1993 e extinto em 27 de Janeiro de 19972

O Primeiro browser NCSA Mosaic
 

1992 - A empresa americana Microsoft lança o sistema operacional Windows 3.1. A nova versão do Windows incorpora tecnologias voltadas para a utilização de CD-Roms.

Windows 3.x

Os ambientes operacionais Windows 3.x da família Microsoft Windows foram lançados entre 1990 e 1996. A versão 3.0 foi o primeiro sucesso amplo do Windows, permitindo que a Microsoft pudesse competir com a Apple Computer e seu sistema, com o Macintosh da Apple Inc., e com o Commodore Amiga, que utilizava o GUI. Não eram propriamente sistemas operacionais, pois tinham como pré-requisito a existência de uma versão do DOS - Disk Operating System, devidamente instalada no computador.

Windows 3.0

O Windows 3.0 foi lançado em 22 de Maio de 1990.
Era usado em computadores 286 e 386.
A versão 3.0 foi o primeiro sucesso amplo do Windows. Ao contrário das versões anteriores, ele era um Windows completamente novo, porém ele era um Ambiente Gráfico e rodava sobre do MS-DOS. Nessa época a maioria dos computadores usavam MS-DOS. Quando se ligava o computador, iniciava-se o sistema operacional MS-DOS. Para iniciar o Windows, você tinha que digitar "WIN" no Prompt do MS-DOS. Substituiu o MS-DOS Executive pelo Gerenciador de Programas, Gerenciador De Impressão e Gerenciador de Arquivos. Programa que simplificavam as aplicações e tornava o sistema bem mais prático. Desenvolveu as redes locais (LANs). Melhorou bastante a interface, a gestão da memória e o sistema multitarefa, e incluiu o suporte às fontes True Type. Conseguiu ultrapassar o limite de 1 MB do MS-DOS e permitiu a utilização máxima de 16 MB de aplicativos. Naquela época era o único possível de compatibilizar todos os programas das versões anteriores. Utilizava o processador Intel 80286 e o Intel 80386. Foi apresentado em 7 disquetes de 3.1/2" de baixa densidade de 720 KB, em 4 disquetes de 5.1/4 de alta densidade de 1220 KB e em 4 disquetes de 3.1/2 de 1440 KB de capacidade. Também existe a versão 3.00A, que foi lançada em 31 de Outubro de 1990. Que foi lançada para corrigir erros da versão anterior.

Windows 3.1

O Windows 3.1 (originalmente sob o nome de código Janus) foi lançado em 18 de Março de 1992. Ele era apresentado em 8 ou 9 disquetes de alta densidade de 3,1/2" de 1.440 KB cada. Tinha softwares para multimídia e fontes True Type (aumenta muito o número de tipos de letras disponíveis) e era mais estável do que o Windows 3.0. Nesta versão permitiu o uso de um maior número de línguas de trabalho e outros sistemas alfabéticos, como o Cirílico e o complicado sistema Japonês e Chinês. O jogo Campo Minado substituiu o Reversi (embora se você estivesse atualizando do Windows 3.0, o jogo Reversi continuaria lá). Foram as primeiras versões em chinês e em japonês do Windows. Foi a segunda versão em russo (a primeira versão foi a 2.11).

Windows 3.11

Em 31 de dezembro de 1993, a Microsoft lançou uma atualização para o Windows 3.1, conhecida como Windows 3.11. Assim, o Windows 3.11 não é uma versão autônoma do Windows, mas sim uma atualização de software do Windows 3.1, bem como pacotes de serviço moderno Windows. Para aqueles que não possuíam o Windows 3.1, a versão de Windows 3.11 estavam disponíveis no momento.

Windows Para Workgroups

 Windows for Workgroups é uma extensão que permitia que os usuários compartilhem seus recursos e ao pedido dos outros sem um servidor de autenticação centralizado. Foi utilizado o protocolo SMB sobre NetBIOS.

 

Windows Para Workgroups 3.1

Windows for Workgroups 3.1 (codinome Winball inicialmente e mais tarde Esparta), lançado em Outubro de 1992, apresenta suporte à rede nativa. Windows for Workgroups 3.1 é uma versão estendida do Windows 3.1 que vem com suporte SMB de compartilhamento de arquivos através do NetBIOS NBF base e / ou protocolos de transporte IPX rede, inclui o jogo de cartas corações, e introduziu VSHARE.386, a versão virtual de driver de dispositivo do SHARE.EXE Terminate and Stay Resident programa.

Windows Para Workgroups 3.11

Windows Para Workgroups 3.11 (codinome originalmente Snowball [Bola de Neve]) foi lançado em 11 de agosto de 1993, e enviado em Novembro de 1993. É de 32 bits de acesso a arquivos, cheio redirecionadores de rede de 32 bits, e do cache de arquivos VCACHE.386, compartilhado entre eles. O modo de execução padrão do kernel do Windows foi descontinuado no Windows Para Workgroups 3.11.
Um pacote Winsock foi necessário para dar suporte a rede TCP/IP no Windows 3.x Normalmente, os pacotes de terceiros foram utilizados, mas em agosto de 1994 a Microsoft lançou um pacote adicional (codinome Wolverine) que forneceu o suporte TCP/IP no Windows Para Workgroups 3.11. Wolverine era uma sistema de 32 bits (acessível a partir de 16-bit aplicação Windows via thunks WinSock), que deu-lhe um desempenho superior à maioria das pilhas TCP/IP de terceiros Windows disponível. No entanto, era compatível apenas com Windows Para Workgroups 3.11, e não tinha suporte para conexões dial-up. O Wolverine pilha foi uma versão inicial da pilha TCP/IP que mais tarde vêm com Windows 95, e desde cedo um teste para a 16 a de 32 bits da camada de compatibilidade que foi crucial para o sucesso do Windows 95.
Foi apresentado em 8 disquetes (em inglês); 9 disquete (em outros idiomas latinos e germânicos); em 10 disquetes (versões em idiomas eslavos e cirílico); e em 14 disquetes (versão japonesa e chinesa). Os disquetes eram os de 3.1/2" de 1440 KB de alta densidade.

Windows 3.2

Em janeiro de 1994, a Microsoft lançou uma versão em chinês simplificado do Windows para o mercado chinês. O sistema atualizado identificado como Windows 3.2. Assim, o Windows 3.2 é a versão chinesa do Windows 3.1. A atualização limitou-se a esta versão, em que fixa apenas as questões relativas ao complexo sistema de escrita da língua chinesa.
Windows 3.2 era geralmente vendidos por fabricantes de computadores com uma versão disco de dez anos de MS-DOS, que também tinha caracteres em chinês simplificado da produção de base e alguns utilitários traduzidos.

Campo minado,relógio,acessorios

Windows 3.0 LOGO




 


 

 

 

 

 


 

 

1991 - Linus Torvald lança o sistema operacional Linux com código-fonte aberto.

A criação do Linux

Em 1991, em Helsinki, Linus Torvalds começou o projeto que mais tarde se tornaria o núcleo Linux. Era inicialmente um emulador de terminal, o qual Torvalds usava para acessar os grandes servidores UNIX da universidade. Ele escreveu um programa especificamente para o hardware que estava usando e independente de um sistema operacional porque queria usar as funções de seu novo computador com um processador 80386. O desenvolvimento foi feito no MINIX usando o GNU C compiler, o qual é ainda hoje a escolha principal para compilar o Linux (embora o código possa ser construído com outros compiladores, como o Intel C Compiler).[carece de fontes]
Como Torvalds escreveu em seu livro Just for Fun,9 ele eventualmente percebeu que havia escrito o núcleo de um sistema operacional. No dia 25 de agosto de 1991, ele anunciou esse sistema em um post no newsgroup "comp.os.minix." da Usenet:
Olá a todos que estão usando minix -
Eu estou fazendo um sistema operacional livre (é apenas um hobby, não será grande e profissional como o gnu) para os clones AT 386(486). Está sendo desenvolvido desde abril e está quase pronto. Gostaria de receber qualquer feedback sobre o que as pessoas gostam/não gostam no minix, uma vez que o meu SO se parece um pouco com ele (mesmo layout físico de sistema de arquivos (devido a razões práticas) entre outras coisas.
No momento eu o portei para bash(1.08) e gcc(1.40), e as coisas parecem funcionar. Isso implica que irei conseguir algo prático dentro de poucos meses e gostaria de saber quais características a maioria das pessoas gostaria que tivesse. Quaisquer sugestões são bem-vindas, mas não prometo que eu vá implementá-las :-)
Linus (torvalds@kruuna.helsinki.fi)
PS. Sim — ele não tem nenhum código minix, e possui um fs multitarefa. Ele NÃO é portável (usa troca de contexto 386, etc), e provavelmente nunca será compatível com nada além de discos rígidos AT, uma vez que isso é tudo o que eu tenho :-(.
Linus Torvalds 
Linus Torvalds

 

1989 - Tim Berners-Lee , pesquisador europeu cria a World Wide Web ( WWW) que origina a Internet.

As ideias por trás da Web podem ser identificadas ainda em 1980, no CERN- Organização Europeia para a Investigação Nuclear (Suíça1 ), quando Tim Berners-Lee2 construiu o ENQUIRE. Ainda que diferente da Web atualmente, o projeto continha algumas das mesmas ideias primordiais, e também algumas ideias da web semântica. Seu intento original do sistema foi tornar mais fácil o compartilhamento de documentos de pesquisas entre os colegas.
A 21 de março de 1989, Tim Berners-Lee escreveu uma proposta de gerenciamento de informação 3 , que referenciava o ENQUIRE e descrevia um sistema de informação mais elaborado. Com a ajuda de Robert Cailliau, ele publicou uma proposta4 mais formal para a World Wide Web no final de 1990.
or NeXTcube foi usado por Berners-Lee como primeiro servidor web e também para escrever o primeiro navegador, o WorldWideWeb, em 1990. No final do mesmo ano, Berners-Lee já havia construído todas as ferramentas necessárias para o sistema5 : o navegador, o servidor e as primeiras páginas web6 , que descreviam o próprio projeto. Em 6 de agosto de 1991, ele postou um resumo7 no grupo de notícias alt.hypertext. Essa data marca a estreia da Web como um serviço publicado na Internet. O conceito crucial do hipertexto originou-se em projetos da década de 1960, como o projeto Xanadu e o NLS. A ideia revolucionária de Tim foi unir o hipertexto e a Internet. Em seu livro Weaving The Web8 , ele explica que sugeriu repetidamente o casamento das tecnologias para membros de ambas as comunidades de desenvolvedores. Como ninguém implementou sua ideia, ele decidiu implementar o projeto por conta própria. No processo, ele desenvolveu um sistema de identificação global e único de recursos, o Uniform Resource Identifier (URI).
Sistemas anteriores se diferenciavam da Web em alguns aspectos. Na Web, uma hiperligação é unidirecional, enquanto que trabalhos anteriores somente tratavam de ligações bidirecionais. Isso tornou possível criar uma hiperligação sem qualquer ação do autor do documento sendo ligado, reduzindo significativamente a dificuldade em implementar um servidor Web e um navegador. Por outro lado, o sistema unidirecional é responsável por o que atualmente chama-se hiperligação quebrada, isto é, uma hiperligação que aponta para uma página não disponível devido à evolução contínua dos recursos da Internet com o tempo.
Diferente de sistemas anteriores como o HyperCard, a World Wide Web não era software proprietário, tornando possível a criação de outros sistemas e extensões sem a preocupação de licenciamento. Em 30 de abril de 1993, a CERN anunciou9 que a World Wide Web seria livre para todos, sem custo. Nos dois meses após o anúncio de que o gopher já não era mais livre, produziu-se uma mudança para a Web. Um antigo navegador popular era o ViolaWWW, que era baseado no HyperCard.
Considera-se que a grande virada (viragem) da WWW começou com a introdução do Mosaic em 1993, um navegador gráfico desenvolvido por um time (uma equipa) de desenvolvedores (investigadores) universitários. Antes de seu lançamento, os gráficos não eram frequentemente misturados com texto em páginas web.

 O primeiro servidor web, um NeXTcube usado por Berners-Lee no CERN

1985 - A Microsoft o sistema operacional Windows e o Word 1.0 (primeira versão do processador de textos)

O Microsoft Word é um processador de texto produzido pela Microsoft. Foi criado por Richard Brodie para computadores IBM PC com o sistema operacional DOS em 1983. Mais tarde foram criadas versões para o Apple Macintosh (1984), SCO UNIX e Microsoft Windows (1989). Faz parte do conjunto de aplicativos Microsoft Office. O Word também roda no Linux, através da camada de compatibilidade Wine.
 O World 1.0 foi criado em 1989

1981 - A IBM lança o micro PC 5150.

O IBM PC (Personal Computer ou "computador pessoal") foi a versão original e progenitor da plataforma de hardware dos "IBM PC compatíveis". Lançado em 12 de Agosto de 1981, o modelo original recebeu a denominação IBM 5150. Seu desenvolvimento ficou a cargo de uma equipe de doze engenheiros e projetistas sob a direção de Don Estridge da IBM Entry Systems Division em Boca Raton, Flórida.
A expressão "Personal Computer" ("Computador Pessoal") era de uso comum antes de 1981, e foi usada em 1972 para caracterizar o Alto do Xerox PARC. Todavia, devido ao sucesso do IBM PC, o que tinha sido um termo genérico passou a significar especificamente um microcomputador compatível com a especificação da IBM.

IBM PC


1976 - Steve Wozniak e Steve Jobs projetam e desenvolvem o micro Apple I. No mesmo ano a dupla a Apple Computer Company.

O começo da Apple

 

Em 1975, Woz deixou a Universidade da Califórnia e construiu um computador que eventualmente se tornaria bem sucedido em todo o seu país. Entretanto, ele estava intensamente envolvido no trabalho do Homebrew Computer Club em Palo Alto, um grupo local de hobistas de eletrônica. Seu projeto não tinha ambições maiores.
No clube de Palo Alto ele encontrou Steve Jobs. Jobs, cinco anos mais novo que Woz, tinha saído do Reed College em 1972. Jobs e Wozniak concluíram que um computador completamente montado e barato estava a caminho. Eles venderam alguns de seus bens (e.g. a calculadora científica da HP de Woz e a mini-van Volkswagen de Jobs), obtendo US$1.300, e montaram o primeiro protótipo na garagem de Jobs. O primeiro computador era inexpressivo para os padrões de hoje, mas em 1975 ele era uma surpreendente invenção. Na simplicidade do uso ele estava anos à frente do Altair, que começou a ser comercializado no início de 1975. O Altair não tinha monitor e nem memória interna. Ele recebia comandos através de um conjunto de chaves e um programa simples necessitava de milhares de ligações sem um erro para funcionar. A saída do Altair era apresentada na forma de luzes que piscavam. O Altair era ótimo para verdadeiros geeks, mas ele não era utilizável por um grande público. Ele vinha em um kit para montagem. O computador de Woz, por outro lado, denominado Apple I, era uma unidade totalmente montada e funcional que continha um microprocessador de US$ 25 e uma única placa de circuito impresso com memória ROM. Em 1 de abril de 1976, Jobs e Wozniak formaram a Apple Computer, Inc.. Wozniak deixou seu trabalho na Hewlett-Packard e tornou-se vice-presidente com a responsabilidade de pesquisa e desenvolvimento na Apple. O Apple I custava US$ 666,66 (Wozniak disse mais tarde que o valor não tinha relação com o número da besta, e o atribuiu porque gostava de números repetidos.). Jobs e Wozniak venderam os primeiros 25 computadores a um comprador local.
Wozniak pode então se concentrar o tempo todo em melhorar e consertar as deficiências do Apple I e adicionar novas funcionalidades. O Apple I levou à companhia perto de um milhão de dólares. Seu novo projeto era manter as mais importantes características: simplicidade e usabilidade. Woz introduziu um monitor de alta resolução gráfica no Apple II. Seu computador passou a ser capaz de mostrar figuras no lugar de apenas letras: "Eu integrei a alta resolução. São apenas dois chips. Eu não sei se as pessoas utilizarão isto." Em 1978, projetou um drive de disquete de baixo custo. Ele e Randy Wigginton escreveram um sistema operacional simples.
Além de suas habilidades com o hardware, Wozniak escreveu muitos dos programas que executavam no Apple. Ele escreveu um interpretador Basic, um jogo de Breakout (que foi também uma razão para adicionar som ao computador), o código necessário para controlar o drive de disquetes, e muito mais. Com relação aos programas, o Apple II se tornou mais atrativo para os usuários empresariais devido à famosa e pioneira planilha eletrônica Visicalc de Dan Bricklin e Bob Frankston. Em 1980, a Apple se tornou pública e fez de Jobs e Wozniak milionários. Com 27 anos, Jobs foi o mais jovem a aparecer no Fortune 500 em 1982, um caso raro antes da era ponto-com.
Casualmente, em 1978, quando a companhia baixou o preço do Apple II, ela ajudou a lançar um outra carreira meteórica, de Mitch Kapor. Kapor conseguiu dinheiro suficiente para comprar o seu próprio Apple. Inspirado pelo VisiCalc e encontrando com seus inventores, ele acabou por desenvolver o Lotus 1-2-3 e dominou o mercado de planilhas eletrônicas por vários anos.

Steve Wozniak e Steve Jobs

 

1975 - Bill Gates e Paul Allen fundam a Microsoft

William H. Gates e Paul Allen fundam em 4 de abril de 1975 a sociedade Microsoft Corporation em Albuquerque (Novo México). Sua atividade consistia em desenvolver sistemas de softwares operativos e de programas para computadores. Em 1981, a indústria de informática IBM lança seu Personnal Computer (PC) munido do sistema operativo MS DOS (Microsoft Disk Operating System) da Microsoft.

Em 9 de agosto de 1995, a recém-formada sociedade Netscape entra na Bolsa de Valores para se tornar imediatamente objeto de especulação que caracterizava então as novas tecnologias Internet. Lançado no final de 1994, o navegador da Netscape logo conheceu um enorme sucesso que lhe permitiu suplantar sem dificuldades o Mosaic. A Netscape dominaria amplamente o mercado da informática durante alguns anos antes de sucumbir aos assaltos de um novo produto da Microsoft, a partir de 1998: a Internet Explorer.

Em 24 de agosto de 1995, a sociedade de Bill Gates, Microsoft, põe à venda seu novo sistema operativo, o Windows, exatamente à meia-noite. A operação mediática custou 200 milhões de dólares: spots publicitários em todos os meios de comunicação, as cores do Windows 95 (laranja, verde e amarelo) sobre o Empire State Building, oferta a título de cortesia de 1,5 milhão de exemplares do The New York Times, com fartura de publicidade do produto, shows por toda a Europa. Trezentos mil exemplares seriam vendidos no dia do lançamento e um milhão nos quatro dias seguintes de comercialização. Esta nova geração de programas abre a via da informática para todos.

Leia mais:
Nasa confirma descoberta de nova forma de vida na Terra
1991: É criado na Finlândia o sistema operacional de código aberto Linux
Nasa e Microsoft Research lançam ferramenta online para exploração interativa de Marte

Em 31 de março de 1998, a empresa Netscape, que sofreu os ataques mercadológicos da Internet Explorer, decidiu abrir seus códigos para funcionar como programas livres. As medidas tomadas pela Netscape para enfrentar a Microsoft não conseguiram conter a hemorragia comercial que afetou mortalmente o antigo gigante da Web. A Netscape, com efeito, integra seu navegador no Windows e a Netscape Navigator perde rapidamente terreno à medida que não consegue recuperar seu atraso tecnológico. Finalmente a Netscape, adquirida pela AOL, jamais retomaria a dianteira e acabou por desaparecer em 2003.

Em 30 de janeiro de 2007, Windows comercializa seu novo sistema operativo denominado “Vista”. Põe um termo à longa carreira do Windows XP, lançado em outubro de 2001. Ademais, sendo uma interface gráfica amplamente remodelada, Vista deveria sobretudo corrigir as falhas de segurança e os problemas de instabilidade constatados nos precedentes programas Windows.

Bill Gates e Paul Allen



1972 - A empresa Atari cria o primeiro videogame com o jogo Pong.

Pong é o primeiro videogame lucrativo da história, dando origem a um novo setor da indústria. Não possuía gráficos espetaculares ou jogabilidade excelente, mas foi de importância fundamental na história do videogame. Foi criado por Nolan Bushnell e Ted Dabney na forma de um console ligado a um monitor, movido a moedas. A primeira instalação em um bar de San Francisco, Califórnia, mostrou aos dois a possibilidade de lucro da criação. Assim, em 27 de Junho de 1972, a empresa Atari foi fundada.

Desenvolvimento e história

Pong foi o primeiro jogo desenvolvido pela Atari Inc., fundada em junho de 1972 por Nolan Bushnell e Ted Dabney.5 6 Depois de produzir Computer Space, Bushnell decidiu formar a empresa para produzir mais jogos ao licenciar ideias de outras empresas. O primeiro contrato foi com Bally Technologies para um jogo de corrida.4 7 Pouco depois da fundação, Bushnell contratou Allan Alcorn pela sua experiência com engenharia eletrônica e ciência da computação; Bushnell e Dabney já haviam trabalho junto com ele na Ampex. Antes de trabalhar na Atari, Alcorn não teve nenhuma experiência com jogos eletrônicos.8 Para preparar Alcorn para a criação de jogos, Bushnell deu a ele um projeto com secretas intenções de ser um exercício de aquecimento.8 9 Bushnell disse a Alcorn que ele tinha um contrato com a General Electric para um produto, e ele pediu Alcorn para criar um jogo simples com um ponto que se move, duas paletas, e dígitos para mostrar a pontuação.8 Em 2011, Bushnell declarou que o jogo foi inspirado em versões anteriores de tenis eletrônico que ele tinha jogado anteriormente; Bushnell jogou a versão para computador PDP-1 em 1964 enquanto estava no colégio.10 Entretanto, Alcorn diz que foi uma resposta direta para o jogo de tênis da Magnavox Odyssey.8 Em maio de 1972, Bushnell havia visitado Magnavox Provit Caravan em Burlingame, Califórnia, onde ele jogou a demonstração de Magnavox Odyssey, especificamente o jogo de tênis de mesa.11 12 Apesar dele ter pensado que o jogo devia em qualidade, o jogo inspirou Bushnell a passar o projeto para Alcorn.10
Alcorn primeiro examinou o esquema de Bushnell para Computer Space, mas os achou ilegíveis. Ele então criou seu próprio design baseado em seu conhecimento de lógica transistor-transistor e o jogo de Bushnell. Sentindo que o jogo básico era muito chato, Alcorn adicionou elementos para deixá-lo mais atrativo. Ele dividiu a paleta em oito segmentos para mudar o ângulo de retorno da bola. Por exemplo, o segmento central retornava a bola em um ângulo de 90º em relação a paleta, enquanto que os segmentos externos retornavam a bola em ângulos cada vez menores. Ele também fez a bola acelerar conforme ela ia sendo devolvida pelos jogadores, com a velocidade reiniciando caso algum jogador errasse a bola.4 Outra característica era que as paletas do jogo não conseguiam chegar até o topo da tela. Isso foi causado por um simples circuito que tinha um defeito próprio. Ao invés de dedicar tempo para corrigir o defeito, Alcorn considerou que isso dava ao jogo mais dificuldade e ajudava a limitar o tempo de jogo, caso contrário, ele imaginou que dois jogadores habilidosos poderiam jogar para sempre.8
Após três meses de desenvolvimento, Bushnell falou para Alcorn que ele queria que o jogo tivesse efeitos sonoros realísticos e uma torcida.8 13 Dabney queria que o jogo fizesse "boo" e "hiss" quando o jogador errava a bola. Alcorn tinha um espaço limitado disponível para os dispositivos eletrônicos necessários e não sabia como criar esses sons com circuitos digitais. Depois de inspecionar o sync generator, ele descobriu que podia gerar diferentes tons e usou esses tons para os efeitos sonoros do jogo.4 8 Para construir o protótipo, Alcorn comprou uma televisão preto e branco de uma loja local, colocou ela em um gabinete de madeira de 4 ft (1 m), e soldou os fios nos tabuleiros para criar os circuitos necessários. O protótipo impressionou tanto Bushnell e Dabney que eles acharam que podia ser um produto lucrativo e decidiram testar sua marketability4
Em setembro de 1972, Bushnell e Alcorn instalaram um protótipo de Pong no bar local, Andy Capp's Tavern. Eles escolheram o bar por causa das boas relações com o gerente, Bill Gaddis;14 Atari fornecia máquinas de pinball para Gaddis.6 Bushnell e Alcorn colocaram o protótipo em uma das mesas perto de outras máquinas de entretenimento: uma jukebox, máquinas de pinball, e Computer Space. O jogo foi bem recebido na primeira noite e a popularidade continuou a crescer durante os dez dias seguintes. Bushnell então fez uma viagem de negócios para Chicago para demonstrar o Pong para os executivos de Bally e Midway Manufacturing;14 ele pretendia usar Pong para cumprir o contrato com Bally ao invés do jogo de corrida.4 5 Poucos dias depois, o protótipo começou a apresentar complicações e Gattis contatou Alcorn para fixá-lo. Ao verificar a máquina, Alcorn descobriu que o mecanismo tinha emperrado por excesso de moedas.14
Após ouvir sobre o sucesso do jogo, Bushnell decidiu que haveria lucro para a Atari manufaturar o jogo ao invés de licenciá-lo, mas o jogo já tinha despertado o interesse de Bally e Midway.5 14 Bushnell decidiu informar a cada um dos dois grupos que o outro tinha perdido o interesse - Bushnell disse a Bally que os executivos da Midway não quiseram a máquina e vice-versa - para preservar as relações para futuros negócios. Ao ouvir o comentário de Bushnell, os dois grupos declinaram a oferta.14 Bushnell teve dificuldades para encontrar um financiamento para Pong; os bancos viam o jogo como uma variação do pinball, que na época o público em geral associava com a Máfia. Atari eventualmente obteve uma linha de crédito do Wells Fargo que seria usado para expandir suas instalações e montar uma linha de montagem. Eles então procuraram trabalhadores de montagem nos escritórios de emprego local, mas não conseguiam atingir a demanda. As primeiras máquinas foram produzidas bem devagar, cerca de dez máquinas por dia, muitas das quais falharam nos testes de qualidade. Atari eventualmente racionalizou o processo e começou a produzir o jogo em quantidades maiores.15 Em 1973, eles começaram a vender Pong para outros países com a ajuda de parceiros estrangeiros.16


 Pong 


1971 - A Intel cria o MCS-4, primeiro microcomputador pessoal com o processador 4004.

Intel 4004 é uma Unidade Central de Processamento com 4-bits. Fabricado pela Intel Corporation em 1971, foi o primeiro microprocessador em um chip simples, assim como o primeiro disponível comercialmente.
Embora projetado originalmente para ser um componente de calculadoras, o 4004 logo encontrou muitos usos. A Intel iniciou um processo que logo fez alguns outros fabricantes de chips a embarcar em projetos para desenvolverem firmemente os microprocessadores mais capazes, o que gerou a tendência que criou as indústrias multibilionárias dos microprocessadores e dos microcomputadores atuais.

História

 Marcian “Ted" Hoff contribuiu com a proposta arquitetônica para o MCS-4 em 1969, mas ele não era um projetista de chips (chip designer) e não participou em seu projeto (design) e desenvolvimento. O projeto começou mais tarde, em abril de 1970, quando Federico Faggin, um físico nascido na Itália, se juntou a Intel como líder de projeto e projetista da família MCS-4. Faggin foi o primeiro projetista de chips que obteve sucesso integrando uma CPU em um único chip (o Intel 4004, o primeiro microprocessador do mundo), em 1970-1971. A Intel contratou o Faggin da Fairchild onde ele tinha desenvolvido a original tecnologia de porta de silício (silicon gate technology: SGT) com portas auto-alinhadas (self-aligned gates) em 1968 e também tinha criado o primeiro circuito integrado comercial do mundo usando a tecnologia de porta de silício: o Fairchild 3708. Na Intel, Federico Faggin criou uma nova metodologia de projeto em porta de silício que ainda não existia (porque a tecnnologia SGT era muito nova e só tinha sido usada somente para construir memórias) e contribuiu em muitas outras invenções indispensáveis para a criação do primeiro microprocessador em um único chip, por exemplo: a invenção do "contato enterrado" um método para criar contato direto entre o silício poli cristalino e as junções que permitiram dois níveis de interconexões, um com silício e o outro com alumínio; a invenção do “bootstrap loads” em inglês, permitindo que a saída da porta tenha a mesma voltagem da fonte, usando silício poli cristalino (uma idéia então considerada impossível de alcançar); um layout muito inovador; a invenção de muitos circuitos especiais, por exemplo um novo registro estático de deslocamento, um novo tipo de contador e um novo circuito automático de reset (Reset ao-Ligar (Power-on Reset - PoR) em inglês) (patente 3.753.011). Masatoshi Shima, um designer de lógica e software da Busicom, sem qualquer experiência prévia em projeto de chips, ajudou ao Faggin no desenvolvimento do MCS-4 e mais tarde se juntou a ele na Zilog, a primeira empresa exclusivamente dedicada a microprocessadores, fundada por Federico Faggin e Ralph Ungermann ao término de 1974. Faggin e Shima desenvolveram juntos o microprocessador Z80, ainda em produção até os dias atuais.

  Intel 4004

1968 - Douglas Engelbart cria um sistema com mouse, teclado e janelas ( windows ).

1968 - Douglas Engelbart cria um sistema com mouse, teclado e janelas ( windows ).

1966 - A IBM desenvolve o Ramac 305, utilizando discos de memória com capacidade de 5 megabits.

RAMAC 305 foi o primeiro computador eletrônico com disco rígido ja fabricados, construído pela empresa norte-americana IBM no ano de 1960.
Seu intuito era levar em consideração as informações e o crescimento tecnológico da época. A IBM lançou esta unidade com disco rígido para substituir a unidade de fita, até então usada na época. As novas unidades, as mais modernas para a época, eram formadas por cinqüenta discos de 24 polegadas, que permitia aos operadores uma gravação de 4,4 megabytes de dados e o custo para tal armazenamento era feito por financiamentos anuais de 35 mil dólares.

 RAMAC 305

1964 - Paul Baran, pesquisador norte-americano, projeta e cria a primeira rede de computadores interligada por fios.

Paul Baran (Hrodna, na época pertencente à Polônia, 29 de abril de 19261Palo Alto, 26 de março de 20112 ) foi um dos inventores da rede de comutação de pacotes, juntamente com Donald Davies e Leonard Kleinrock.

Rede de comutação de pacotes

 

Enquanto trabalhava na RAND Corporation, Paul Baran foi designado a cumprir a tarefa de desenvolver um sistema de comunicações que pudesse manter a comunicação entre pontos finais mesmo durante estragos provocados por um ataque nuclear. O trabalho anterior de Baran com comunicações de emergência sobre redes de rádio AM preparou seu modo de execução da tarefa, que incluiu a noção de uma arquitetura distribuída de nós.
Utilizando a tecnologia de minicomputadores da época, Baran e sua equipe desenvolveram um conjunto para simulação que testava a conectividade básica de um conjunto de nós com graus variados de ligação. Assim, uma rede com n graus de conectividade deveria ter n ligações por nó. A simulação "matou" nós aleatoriamente e subsequentemente testou o percentual de nós que permaneceram concectados. O resultado da simulação revelou que redes com n >= 3 tiveram aumento significativo na resiliência mesmo com uma perda de 50% de perda de nós. O aprendizado herdado da simulação de Baran é que a chave estava na redundância.
Depois de provar a capacidade de sobrevivência da rede, Baran e sua equipe precisavam demonstrar uma prova de conceito para esse desenho que viabilizasse a sua construção. Isso envolveu esquemas de alto nível que detalhavam a operação, construção e custo de todos os componentes necessários para construir uma rede que levasse a esse novo ponto de vista de ligações redundantes. O resultado foi um dos primeiros protocolos de store-and-forward da camada de comutação de pacotes de dados, um protocolo roteamento de vetor sobre o estado da ligação/distância e um protocolo sobre transporte orientado por conexão não provada. Detalhes explícitos desses projetos podem ser encontrados na série de relatórios "On Distributed Communications"3 . O projeto foi uma evolução em relação ao sistema de telefonia da época, colocando nós com custo reduzido e não confiáveis no centro da rede, e dispositivos mais inteligentes e multiplexadores nas pontas. Nas palavras de Baran, diferentemente do equipamento de telefonia da empresa, seu projeto não necessitava de caros componentes banhados a ouro para ser confiável.


Paul Baran