Em 9 de agosto de 1995, a recém-formada sociedade Netscape entra na Bolsa de Valores para se tornar imediatamente objeto de especulação que caracterizava então as novas tecnologias Internet. Lançado no final de 1994, o navegador da Netscape logo conheceu um enorme sucesso que lhe permitiu suplantar sem dificuldades o Mosaic. A Netscape dominaria amplamente o mercado da informática durante alguns anos antes de sucumbir aos assaltos de um novo produto da Microsoft, a partir de 1998: a Internet Explorer.
Em 24 de agosto de 1995, a sociedade de Bill Gates, Microsoft, põe à venda seu novo sistema operativo, o Windows, exatamente à meia-noite. A operação mediática custou 200 milhões de dólares: spots publicitários em todos os meios de comunicação, as cores do Windows 95 (laranja, verde e amarelo) sobre o Empire State Building, oferta a título de cortesia de 1,5 milhão de exemplares do The New York Times, com fartura de publicidade do produto, shows por toda a Europa. Trezentos mil exemplares seriam vendidos no dia do lançamento e um milhão nos quatro dias seguintes de comercialização. Esta nova geração de programas abre a via da informática para todos.
Leia mais:
Nasa confirma descoberta de nova forma de vida na Terra
1991: É criado na Finlândia o sistema operacional de código aberto Linux
Nasa e Microsoft Research lançam ferramenta online para exploração interativa de Marte
Em 31 de março de 1998, a empresa Netscape, que sofreu os ataques mercadológicos da Internet Explorer, decidiu abrir seus códigos para funcionar como programas livres. As medidas tomadas pela Netscape para enfrentar a Microsoft não conseguiram conter a hemorragia comercial que afetou mortalmente o antigo gigante da Web. A Netscape, com efeito, integra seu navegador no Windows e a Netscape Navigator perde rapidamente terreno à medida que não consegue recuperar seu atraso tecnológico. Finalmente a Netscape, adquirida pela AOL, jamais retomaria a dianteira e acabou por desaparecer em 2003.
Em 30 de janeiro de 2007, Windows comercializa seu novo sistema operativo denominado “Vista”. Põe um termo à longa carreira do Windows XP, lançado em outubro de 2001. Ademais, sendo uma interface gráfica amplamente remodelada, Vista deveria sobretudo corrigir as falhas de segurança e os problemas de instabilidade constatados nos precedentes programas Windows.
Bill Gates e Paul Allen
Nenhum comentário:
Postar um comentário