quarta-feira, 9 de abril de 2014

1964 - Paul Baran, pesquisador norte-americano, projeta e cria a primeira rede de computadores interligada por fios.

Paul Baran (Hrodna, na época pertencente à Polônia, 29 de abril de 19261Palo Alto, 26 de março de 20112 ) foi um dos inventores da rede de comutação de pacotes, juntamente com Donald Davies e Leonard Kleinrock.

Rede de comutação de pacotes

 

Enquanto trabalhava na RAND Corporation, Paul Baran foi designado a cumprir a tarefa de desenvolver um sistema de comunicações que pudesse manter a comunicação entre pontos finais mesmo durante estragos provocados por um ataque nuclear. O trabalho anterior de Baran com comunicações de emergência sobre redes de rádio AM preparou seu modo de execução da tarefa, que incluiu a noção de uma arquitetura distribuída de nós.
Utilizando a tecnologia de minicomputadores da época, Baran e sua equipe desenvolveram um conjunto para simulação que testava a conectividade básica de um conjunto de nós com graus variados de ligação. Assim, uma rede com n graus de conectividade deveria ter n ligações por nó. A simulação "matou" nós aleatoriamente e subsequentemente testou o percentual de nós que permaneceram concectados. O resultado da simulação revelou que redes com n >= 3 tiveram aumento significativo na resiliência mesmo com uma perda de 50% de perda de nós. O aprendizado herdado da simulação de Baran é que a chave estava na redundância.
Depois de provar a capacidade de sobrevivência da rede, Baran e sua equipe precisavam demonstrar uma prova de conceito para esse desenho que viabilizasse a sua construção. Isso envolveu esquemas de alto nível que detalhavam a operação, construção e custo de todos os componentes necessários para construir uma rede que levasse a esse novo ponto de vista de ligações redundantes. O resultado foi um dos primeiros protocolos de store-and-forward da camada de comutação de pacotes de dados, um protocolo roteamento de vetor sobre o estado da ligação/distância e um protocolo sobre transporte orientado por conexão não provada. Detalhes explícitos desses projetos podem ser encontrados na série de relatórios "On Distributed Communications"3 . O projeto foi uma evolução em relação ao sistema de telefonia da época, colocando nós com custo reduzido e não confiáveis no centro da rede, e dispositivos mais inteligentes e multiplexadores nas pontas. Nas palavras de Baran, diferentemente do equipamento de telefonia da empresa, seu projeto não necessitava de caros componentes banhados a ouro para ser confiável.


Paul Baran

Nenhum comentário:

Postar um comentário